quarta-feira, 1 de junho de 2011

Faixa do Cidadão, Radio Amador - Um Hobbie Diferente


Radio Amadorismo

Bem, me lembro como hoje quando meu pai comprou o nosso primeiro rádio amador e colocou no Carro.

Era muito divertido vê-lo falando com outras pessoas que sequer conhecíamos. Mais divertido era quando viajávamos para o interior ou para outros Estados e volta e meia na estrada, nós achávamos outros veículos de porte do mesmo rádio e assim conversávamos com caminhoneiros, fazendo assim a viagem mais divertida. 




Depois de um tempo meu pai acabou vendendo o equipamento e assim fiquei sem contato com o rádio amador por longos anos.

Até que um dia um ex namorado meu inventou de adquirir uma estação de rádio...
 Que pro azar dele não pôde ser instalada em sua casa porque o seu pai não permitiu. Então ele acabou instalando aqui.

Meu namoro não ia muito bem e acabei terminando o relacionamento e o mesmo levou sua estação de rádio junto com ele, porém antes disso acontecer, conheci muitas pessoas bacanas no rádio, do qual tempos depois me ajudaram a montar a minha própria estação.

Com minha estação de rádio conheci pessoas de vários lugares do território nacional, além dos contatos internacionais que quando a propagação permitia dava para se comunicar.

Dentro do Rádio Amadorismo existem as feirinhas de rádio, do qual servem para reunir os PX’s e PY’s* além de servir como um ponto de vendas de rádio, troca-troca de equipamentos e afins.

Foi lá que conheci o meu esposo, que também é rádio amador.

Conversar num rádio é como participar de um CHAT virtual. Ninguém se vê, todos comunicam entre si, cada um tem o seu Nick (nome da estação) e tem vários canais para as pessoas conversarem.

Da mesma forma que os bate papos virtuais usam gírias, assim também é no rádio amador. Então se leva um tempo para a pessoa aprender as gírias do rádio além do Código Q Internacional que é muito usado.


Um passa tempo muito legal, uma das coisas que costumamos fazer é trocar cartolina (cartão postal) com outra estação. Tenho vários cartões em casa de várias regiões diferentes do Brasil; de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro... Guardo todos com muito carinho.


Qualquer pessoa pode montar sua estação de rádio. Antes de tudo, deve-se ir na Anatel se registrar legalmente. A Anatel lhe passa um indicativo que deixa sua estação legalmente funcionando.

Para montar uma estação de Rádio é necessário ter estes itens:

Um Rádio Amador
Uma Antena
Uma fonte de alimentação
Cabo para ligar o rádio à antena
Um mastro de tubo galvanizado

·         * PX e PY: Px são as pessoas que conversam na faixa dos 11 metros e PY sãos pessoas que conversam na faixa dos 2 metros.

Existem vários tipos de rádio e vários tipos de antena.



Marcas de Rádio Amador conhecidas:

Cobra
Alan
Voyage

Marcas de Antenas conhecidas:

Presidente
Aquario

Muita gente não sabe, mas falar em rádio amador é o tipo de comunicação mais segura que tem.

No sentido de:

Em uma catástrofe natural, de enchentes, terremotos... Pode-se perder as comunicações de internet, celular e telefonia fixa, mas o rádio amador ainda funcionará. E esse ainda tem sido o melhor meio de comunicação nessas situações.

Pra finalizar, muitas pessoas me perguntam por que o nome do meu canal é “flordehavana”. Pois bem, vem do meu nome de estação “Flor do Campo” que juntei com o nome de estação do meu esposo “Havana”...  Daí o resultado “Flor de Havana”.

Bom é isso, termino por aqui.

Espero que tenham gostado e até a próxima...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...