sexta-feira, 3 de junho de 2011

Castigo, propósito ou acaso?



Olá pessoal!

Hoje eu volto para abordar um tema tanto quanto curioso.

Assistindo a um vídeo no youtube que questionava porque nas igrejas não se vê curas de determinadas doenças como: AIDS, DOENÇAS RARAS... Enfim, me lembrei de alguns questionamentos que carrego comigo há muito tempo.

Eu já fiz um curso de técnico de enfermagem e durante o meu estágio tive a oportunidade de estagiar na ala psiquiátrica de um hospital público de minha cidade.

Fiquei na ala de portadores de paralisia cerebral.

Paralisia cerebral é uma doença que acomete o indivíduo geralmente na hora do parto. Se o bebê tiver durante seu nascimento, ou pouco tempo depois do parto, falta de oxigênio no cérebro... Isso acarretará em problemas que são irreversíveis para o resto de sua vida.

Entre os problemas a paralisia cerebral, ela pode retirar o movimento das pernas, da metade do corpo... Em alguns casos atingir a audição, a fala...

"A ECNI é uma doença que ocorre durante o período pré, peri ou pós parto afetando uma ou mais partes do cérebro, com comprometimento, mental, motor, auditivo, visual, de linguagem e/ou comportamento." Wikipedia

Bem, lá no hospital encontrei dois casos intrigantes.

Uma mulher que não enxergava, não ouvia e não falava... Seu passatempo preferido era bater com a cabeça na parede por diversas vezes durante o dia. E não eram batidas leves não... Eram batidas fortes, tanto que sua cabeça era totalmente calejada devido às pancadas.

A outra também uma mulher que tinha o tamanho de uma criança de 6 à 9 meses mas que tinha uns 33 anos de idade e sua condição era pior do que a da outra.

Ela não falava, se não me engano também não ouvia. Não se sentava, muito menos andava e a vida dela era passar o tempo deitada numa cama sem sequer levantar os braços. Além de suas limitações físicas, a mesma sofria com tumores nos seios, não tinha um dos pulmões e lhe faltavam algumas costelas.

Uma vida inteira de sofrimento e desde que as vi carrego esta pergunta:

Castigo, Propósito ou mero Acaso?

Na época eu era evangélica e perguntei ao diácono de minha igreja qual explicação ele poderia me dar sobre esses acontecimentos.

Diácono:
- Isso é Deus que coloca no mundo para provação dos pais.
Mas como provação dos pais? As duas em questão foram abandonadas por seus familiares e estes nem para visitá-las o fazem. As mesmas já moram no hospital há anos.

Algumas religiões acreditam em reencarnação e atribuem isso a alguma ação “macabra” do indivíduo em uma possível vida passada.

Mas para mim não faz sentido, pois se a pessoa não se lembra do que fez em outra vida, por que ser punido em sua “ignorância”? De só saber que sofreu aquilo tudo depois que morrer novamente.

Então... Em minha humilde opinião. Acredito mais no acaso mesmo. Que foi uma eventualidade na hora do parto do qual o indivíduo nada tem culpa de ter sofrido. (no caso da paralisia cerebral)

Não acho que algo sobrenatural tenha imposto que estas vidas tenham que se martirizar em troca de um propósito maior.

NOTA (se não ficou claro no vídeo):

Vejo isso como uma casualidade que aconteceu no parto. Não vejo isso como um castigo, nem vejo nisso um propósito. Simplesmente acontece.

Tenho certeza que os portadores de deficiência física são capazes de conseguir seu espaço na sociedade e ter sua vida normal como qualquer pessoa.
Porém existem casos, do qual presenciei, que lhes faltavam assistência digna e apoio social. Infelizmente isso existe no Brasil. Levantei a questão porque sempre ouvi falar de religiosos (cada um dando o seu ponto da questão) que isso seria uma das heranças do pecado original, dos pais ou interferência de vidas passadas. 
Quero deixar claro que não sou religiosa e não vejo tais limitações como uma punição de alguma coisa.

E você? Qual a sua opinião?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...